Mapeamento Geológico o que é?

O mapeamento geológico é um tipo de pesquisa realizada por profissionais para investigar rochas localizadas em áreas estabelecidas e a presença de deformações, falhas, fraturas e outras informações geológicas. Após esse estudo, é realizado um mapa geológico que situa e colhe as informações dos dados alcançados.

Isso é feito para a exploração mineral, a fim de averiguar se a área tem algum bem a ser explorado. 

 

Os três métodos para o mapeamento geológico

1 – O mapa geológico em escala regional tem um limite, chamado reconhecimento regional, ele é feito em escalas com um limite de 1:250.000 (1cm = 2,5km). É o limite máximo de trabalho.

2 – Mapa de Semi Detalhe: Ele tem o mesmo limite do mapa em escala regional de 1:250.000. é processado sobre a efetivação da geologia em trabalhos que se destinam a detectar e mapear a geolodia de em um certo local.

3 – Mapa de Escala de Detalhe: Esse tipo de mapeamento de detalhe é realizado em outra escala que oscila de 1:10.000 a 1:2.000, às vezes ele é usado em escalas menores que isso. Quando isso ocorre é para produzir o mapeamento de trincheiras, colúvios com potencial mineralização ou delimitação de corpos de minério com potencial mineralização.

Principais técnicas de mapeamento geológico

Existem inúmeras técnicas de mapeamento geológico, as três mais populares são:

1 – Caminhamento perpendicular ao trend

Essa geralmente é uma técnica utilizada para todas as escalas, começando pelas regionais e vai até em detalhes, e tem como principal propósito detectar as litologias e organizar a estratigrafia e estruturas principais da área.

2 – Caminhamento paralelo ao trend

Esse método de mapeamento geológico deve ser exclusivamente operado em levantamentos de semi detalhe e alguns detalhes. Se destina a examinar a continuidade de litologias, alguns erros e gerais estruturas.

3 – Mapeamento segundo linha de base e picadas

A última técnica de mapeamento geológico empregado em escalas de detalhes, causada diante de levantamentos topográficos aprofundados em certa área específica. Sendo assim, a mordedura está ampla para ser executada e realizar o mapeamento. As rochas e afloramentos são alocados após os piquetes instalados pela equipe de topografia.

O que é um Mapa geológico

O mapa geológico é gerado após o mapeamento geológico, onde o profissional de geologia implanta todas as informações de campo, sobre estruturas, sobre as rochas e as ocorrências de minérios, entre outros estudos que também são comuns. Além do mapa, o profissional da geologia vai unificar o que viu no estudo de campo com a documentação daquela certa região.

Antes de produzir um mapa geológico é necessário seguir algumas etapas primordiais:

– Analisar as fotografias de áreas, imagens por via satélite e também dados geofísicos aéreos.

– Fazer um grande planejamento da área antes, elaborar um pré mapa de campo, delimitar certa área a ser estudar e o acúmulo de pontos a serem executados.

– Essencial fazer movimentação de campo, que é o mapeamento geológico já dito.

– Primordial elaborar e estabelecer todos os dados coletados (litologia, estruturas, descrição petrográfica, etc.).

– Toda vez que for necessário, é preciso elaborar outro mapa geológico final e outro relatório técnico, para não faltar nenhum detalhe.

Após todas as técnicas é necessário criar o mapa geológico final, o profissional de geologia geralmente opera em algum software com sistema de informação geográfica (SIG).

Desta maneira, ele alcança em interferir os seus registros no estudo de campo e as imagens dos estudados da rocha e afloramento. As coordenadas de campo podem ser posicionadas em um GPS.

Depois disso, a última etapa obrigatória é realizar um mapeamento de detalhe, o profissional em geologia alcança descomplicadamente ao chegar no mapeamento da rocha, pois o mapeamento já tinha sido devidamente efetuado.

Sugestão de Posts:

Posts Relacionados