O projeto e planejamento de lavra ou mina consiste em um conjunto de operações, posteriores à fase de pesquisa mineral, com o objetivo de alcançar o melhor aproveitamento dos recursos naturais.
A aplicação deste procedimento também visa questões econômicas, ao ter como base o aproveitamento da reserva mineral e a obtenção de lucro máximo. Para se alcançar tais objetivos, há a adoção de modelos matemáticos, aplicados com o auxílio de softwares, visando gerar padrões para a otimização do processo de extração do mineral.
Esse planejamento divide-se em três etapas. A primeira delas é a elaboração do modelo de depósito de minério. Em seguida, há processos de organização tais como programação de teor de corte, projeto de cava e programação a longo prazo. O terceiro e último passo é a elaboração da programação de curto prazo.
Uma outra maneira de interpretar estas etapas é considerando a segunda fase como a sequência de extração dos blocos de determinada operação, e a fase final como a elaboração da programação para a remoção de tais blocos. O primeiro passo segue sendo a determinação da cava ótima.
Essa divisão evidencia um aspecto importante do planejamento de lavra, o seu caráter dinâmico. O procedimento pode ser aplicado ao longo de toda a vida útil da mina, abrindo margem para a inclusão de alterações que podem aprimorar o processo, sempre visando o aproveitamento como o principal objetivo, e avaliando as viabilidades tecnológica e financeira.
Há três classes de planejamento: curto, médio e longo prazo. No longo prazo consideram-se muitos anos, enquanto o médio prazo estabelece as metas para poucos anos. Por fim, o planejamento de curto prazo, pode compreender o espaço de dias, meses e até trimestres.
A seguir serão listados destacados dois exemplos de planejamento.
Exemplos
O primeiro exemplo é uma modelagem para elaboração do planejamento de lavra à longo prazo. Inicialmente, houve a realização do processo de validação via análise da base de dados e dos parâmetros estatísticos.
Em seguida, houve o processo de ajustes dos furos de sonda, visando a regularização para produzir volumes de amostra mais uniformes. Dentre os métodos utilizados para analisar a maior composição com maior precisão estão o histograma, análise estatística e comparativa de definições literárias de parâmetros.
Em seguida, a partir do output dos arquivos de pontos, houve a adição no módulo CSMODEL, que também incluiu os dados de números de ponto em cada bloco. Esse processo permitiu a geração de um modelo de bloco capaz de realizar simulações e de arquivos com dados médios de todos os cenários apresentados.
Assim se deu a construção de um modelo de blocos estatísticos, importante para ter uma compreensão maior de parâmetros importantes, como os tipos de valores dos teores, informações de variâncias, erros e desvios, assimetria, coeficiente de variação, entre outros.
O segundo exemplo é um projeto de sequenciamento de lavra, a base de calcário. Seu objetivo é determinar uma sequência de eventos, a partir dos dados anuais fornecidos pela empresa, visando proporcionar a maior vantagem financeira.
Alguns parâmetros estabelecidos para a empresa foram estimativas de produção anual e teor de corte. Após a inserção de tais dados, são realizados modelos esquemáticos das cavas matemáticas. Assim pode-se conhecer o período de obtenção da cava final otimizada.
Conclusão
Após a finalização da pesquisa mineral, o projeto e planejamento de lavra é uma etapa essencial. Esse processo será determinante para encontrar o melhor aproveitamento e proporcionar economia para a empresa. Geralmente, o procedimento divide-se em três fases e inclui a construção de modelos, inserção de dados detalhados e elaboração de programações. Portanto, pode resultar em projetos de curto, médio e longo prazo.